Neve na Argentina: onde esquiar e dicas de viagem

Esquiar é a principal atividade quando chega a temporada de neve na Argentina, fazendo com que as cidades do país fiquem bem movimentadas e as estações de esqui consigam realizar grandes dias de resultado.

Para os turistas, é uma experiência inesquecível, principalmente para brasileiros, que não possuem um contato de fato com a neve ou com temperaturas tão baixas. Assim, acaba sendo uma chance única para conhecer.

Montar um roteiro de viagem de neve na Argentina não é tão simples, já que precisamos conhecer um pouco das estações de esquiagem e também alguns pontos importantes para considerar.

Por conta disso, no artigo de hoje vamos trazer os locais mais usados para esquiar e como você pode aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

Dicas para esquiar durante a neve na Argentina

Antes de passar pelas estações que permitem a prática da esquiagem durante a neve na Argentina, vamos passar um pouco por algumas dicas básicas. Geralmente, quando pensamos em um passeio diferente ou uma experiência nova, é natural que o ânimo apareça e a vontade seja apenas de esquiar.

Mesmo assim, alguns cuidados podem ajudar na hora de ter a experiência da maneira correta, além de evitar maiores transtornos. Assim, algumas dicas são:

Seguro viagem

Na Argentina, o seguro viagem passou a ser obrigatório depois da pandemia de covid-19, com isso, você não consegue entrar no país sem contratar o serviço. Além disso, o seguro deve ter cobertura contratada para covid-19, explicitamente.

Ainda que seja uma exigência, é recomendado seu uso ainda que não seja, pois, de maneira geral, ajuda a evitar muita dor de cabeça em caso de problemas durante sua estadia. Em média, os valores são bem razoáveis e não vão pesar tanto no bolso.

Seja pela obrigatoriedade ou pela recomendação, o ideal é nunca sair de casa sem ter um bom seguro viagem, especialmente quando está indo para outro país, onde o funcionamento das leis pode não ser o mesmo do país de origem.

Preparo físico

Se você pretende ter uma experiência completa e sem nenhum tipo de problema, o recomendado é que esteja fisicamente bem preparado. Para isso, não precisa de grandes exercícios, apenas o básico para se manter em forma.

Nesse caso, caminhadas diárias ou andar de bicicleta já é o suficiente, já que o objetivo é aumentar a resistência e permitir que você tenha um trajeto seguro no esqui.

Tempo de adaptação

Falando do esqui propriamente dito, é preciso considerar o tempo que você vai levar para se adaptar e ter um bom trajeto realizado. Normalmente, quem está iniciando precisa de alguns dias para conseguir se manter firme.

Por isso, nada de desanimar ou achar que não é para você, respeite seu tempo de adaptação e tire o máximo proveito dos instrutores e das instruções que vão ser passadas antes das descidas.

Escolha do trajeto

Na hora de esquiar, é normal que a primeira vontade seja de simplesmente começar a descer sem nem olhar para trás. No entanto, não é a coisa mais inteligente para ser feita. A priori, a escolha do trajeto é primordial.

Para facilitar essa escolha, as pistas costumam ser divididas nas próprias estações usando as cores. Os iniciantes devem ficar na pista verde, os intermediários na pista azul e, na pista preta, apenas aqueles profissionais.

A dificuldade da pista está diretamente ligada ao fator segurança. Ou seja, quanto mais iniciante for a pista, mais segura ela também tende a ser. Por isso, se você está começando, não é hora de se aventurar pelas pistas mais complexas. Comece pelo simples.

Onde esquiar durante a neve na Argentina

Comparada com outros países, a Argentina se destaca no quesito estações de esqui, já que, junto com o Chilhe, é onde estão as principais estações localizadas abaixo da linha do Equador. Esse fato, inclusive, é o que faz com que tantas pessoas busquem esses países para a prática.

Sabendo disso, as principais estações para esquiar na Argentina são:

Cerro Catedral

A estação está localiza a 19 quilômetros do centro de Bariloche, e é simplesmente a maior estação da América Latina, com 50 pistas disponíveis para prática do esporte. Ao todo, as pistas, somadas, geram mais de 100 quilômetros de estação de esqui.

Por estar muito perto do centro de Bariloche, acaba sendo a estação mais visitada principalmente por brasileiros. A priori, os voos saindo diretamente de São Paulo ajudam e muito na hora de levar brasileiros para a estação.

Além disso, também é possível chegar partindo de Buenos Aires, fazendo com que muitas pessoas realizem um passeio completo pelo país. Assim, podem conhecer uma estação de 80 anos, com mais de 1000 metros de altitude e com o seu pico podendo chegar a quase 2200 metros.

No Cerro Catedral as pistas são divididas em quatro níveis: iniciante, intermediário, avançado e expert. Com isso, basta apenas escolher o que melhor se adequa na sua realidade e descer as estações.

Por ter essa relevância toda para o país e para o esporte, a estação acaba possuindo uma estrutura muito bem preparada para receber turistas. Existem muitas opções de hotéis e restaurantes por lá, facilitando a estadia no final.

Las Leñas e o coração dos Andes

A Cordilheira dos Andes é uma das principais atrações do mundo, e, por lá, é possível ainda esquiar na estação Las Leñas, uma das opções mais recomendadas por turistas. Por lá, são 30 pistas de esqui, chegando maior ou menos 14 meios diferentes para você subir e descer.

Assim como Bariloche, Mendoza, que abriga a estação, também conta com voos partindo diretamente de São Paulo. O pico da estação é o maior da Argentina, chegando a 3430 metros.

Para exemplificar a importância dessa estação, foi aqui que ocorreu uma das edições dos Jogos de inverno Panamericano. Ou seja, é uma pista respeitada em caráter mundial, e vale a pena a visita para conhecer mais da estação.

Em geral, acaba atraindo um público bem jovem, já que o espaço conta, ainda, com baladas, bares e restaurantes na sua estrutura. Com isso, acaba diversificando o público e ajudando no turismo da região.

Por hora, a estação consegue ter ao mesmo tempo mais de 12 mil pessoas praticando esqui, sem gerar problemas de segurança para isso. Assim, caso seja sua opção esteja preparado para encontrar bastante gente por lá.

La Hoya e o paraíso escondido

Depois de tratar de duas das principais estações do país, vamos falar agora sobre La Hoya, uma das estações menos badaladas para os turistas, inclusive brasileiros. Localizada na Patagônia, na província de Chubut, acaba sendo um pequeno paraíso para quem vem visitar.

Um ponto extremamente forte é que a temporada de neve aqui costuma ser mais longa que as das demais pistas no país. Mesmo assim, ainda é comum encontrar caminhões com neve artificial para completar as pistas, normalmente, costuma faltar um pouco em alguns momentos.

O pico da estação é de apenas pouco mais de 2000 metros, fazendo com que muitas pessoas acabem optando por outras estações. Mesmo assim, pode ser uma excelente estação para quem viaja com a família completa.

Para quem viaja sozinho e pretende fugir de todas as multidões conhecidas, La Hoya acaba sendo um dos melhores destinos para isso. Por isso, vale e muito intensificar as buscas para conhecer mais do local.

Cerro Castor

Localizada na cidade de Ushuaia, chamada também de “fim do mundo”, a estação cerro castor é a pista mais austral do mundo. Para ir, você pode optar entre os meses de julho a outubro, com neve sempre presente.

Ao todo, são mais de 30 pistas que trazem todos os níveis de atuação, do iniciante ao mais avançado, com pico de 1060 metros acima do nível do mar. Além disso, a estação costuma trabalhar apenas com os equipamentos mais modernos possíveis.

A duração do tempo de neve por aqui é bem mais alta, como já citamos os meses, fazendo com que sua possibilidade de temporada aumente razoavelmente. Com isso, além do esqui, ainda pode contar com uma incrível pista de patinação no gelo, e vários outros visuais de tirar o fôlego.

Ainda que esteja em um local com tal apelido, a estação de Cerro Castor acaba sendo mais fácil no quesito respiração, isso ocorre pela sua altitude ser relativamente menor que as demais estações do país. Com isso, respirar se torna menos difícil e o passeio mais proveitoso.

Cerro Chapelco

Com 28 pistas, a estação Cerro Chapelco oferece esqui, trenó, snowmobile e caminhadas usando raquetes. Assim, localizada a mais ou menos 17 quilômetros do centro, é uma das estações mais buscadas do país.

Uma dessas razões é que, por lá, está localizado um dos resorts mais luxuosos do país, com 5 estrelas e considerado um dos melhores possíveis. De acordo com premiações anuais, a estação já foi considerada a melhor da Argentina por vários anos.

Por isso, é bastante comum encontrar empresas que realizam excursões para a região com grupos de turismo e de viagens.

Esquiar durante o período de neve na Argentina é uma das melhores atrações do país. Por isso, se você estiver considerando a possibilidade, saiba que essa é uma das melhores atrações até mesmo da América do Sul.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top