Conhecer a Argentina é sempre uma possibilidade que surge na hora de pensar nas viagens por outros países. Por ser um país vizinho, o trajeto até o local é fácil e sem grandes burocracias.
Sabendo disso, no artigo de hoje vamos trazer 7 motivos principais para conhecer a Argentina, desde situações econômicas até os pontos turísticos presentes no país. Com isso, você pode escolher com consciência o passeio pelo nosso vizinho.
1. Conhecer a Argentina é barato
Um dos maiores impeditivos na hora de planejar uma viagem são os custos que envolvem esse passeio inteiro. Dependendo dos locais, os valores podem ser muito superiores ao que está disponível e o que se pode pagar.
Por esse motivo, a Argentina acabou se tornando um país muito procurado, principalmente por brasileiros. Em geral, os custos são bem mais baixos que o normal, além da própria estadia no país já ser mais barata.
Comparando a moeda local, o peso argentino, e a moeda brasileira, o real acaba sendo bem mais valorizado, o que faz com que as compras usando a moeda argentina seja mais em conta.
Buenos Aires, por exemplo, apesar de ser a capital do país e a cidade mais cara também, ainda é uma ótima opção para compras, inclusive se comparada com o Brasil. Além disso, é possível encontrar diversas outras cidades mais em conta para ter ainda mais possibilidade de compra no país.
2. País é seguro
Falar de segurança é sempre importante, principalmente quando estamos tratando de uma viagem para outro país. Nesse sentido, é mais um ponto onde conhecer a Argentina passa na frente dos demais países da lista.
A Argentina é considerada uma região muito segura, inclusive com atividades ao ar livre que são impraticáveis em outros lugares. Atividades como camping, caminhadas na rua, entre outros, são comuns e constantemente vistas no país.
Uma das principais regiões para falar de segurança é a patagônia argentina, onde a segurança recebe uma força extra para evitar problemas. Com isso, acaba sendo uma excelente ideia para visitação.
Por conta da segurança, a Argentina acaba se consagrando no turismo, já que, muitas vezes, as pessoas deixam de ir para outros países apenas para estar em um local mais seguro e igualmente incrível para ser visitado.
3. Gastronomia
A gastronomia da Argentina é uma das mais conhecidas do mundo, principalmente pela preparação e os cortes de carne oferecidos. Em geral, a carne é o principal alimento do país e pode ser vista nos pratos mais requintados dos grandes restaurantes pelo país.
Dentre as propriedades encontradas, algumas carnes da Argentina são as mais macias do mundo, gerando uma procura que ajuda a economia a girar. Para quem vai conhecer a Argentina, acaba sendo um dos principais motivos para estar no país.
Além da carne, existem outras comidas tradicionais e muito conhecidas no país, como empanados. O medialunas é o croissant do país, típico e produzido diretamente na Argentina, comercializado por lá e um dos principais lanches.
Por fim, ainda podemos citar o Alfajor, ofertado pela Havana, que também é uma das principais comidas do país. Nese caso, vale e muito a visita para conhecer os melhores restaurantes e experimentar uma das gastronomias mais conhecidas do mundo.
4. Conhecer a Argentina possibilita conhecer um deserto de sal
A Argentina possui uma infinidade de pontos turísticos e estações únicas para conhecer no país. Uma delas, por exemplo, é o famoso deserto de Sal em Salta, formado por um lago que, anos depois, evaporou por completo, restando apenas o sal no fundo da estrutura.
Com uma coloração muito branca, o deserto de sal apresenta algumas das temperaturas mais extremas do mundo. Durante o dia, o calor que já é forte em desertos se torna ainda pior, por conta da presença do sal, capaz de fazer com que os raios se espalhem de maneira mais intensa.
Da mesma forma, a noite, a temperatura despenca, gerando um frio congelante, principalmente para quem não está acostumado com baixas temperaturas. Ao todo, são mais de 12 mil hectares de sal, no norte da Argentina.
É claro que, apesar de incrível, não é muito fácil chegar até lá, fazendo com que você precise de uma boa logística para valer a pena. Normalmente, o principal caminho realizado é de avião, indo de Buenos Aires até Salta, e de lá até o deserto.
Apesar de ser um deserto, apresenta algumas atrações importantes, e você pode conhecer mais sobre ele no nosso artigo falando exclusivamente do deserto de sal.
5. Possibilidade de ver a neve
Sem dúvidas, as principais atrações da Argentina estão no período de neve no país, com uma experiência diferente e capaz de gerar a atração de muitos turistas. Assim, existe uma série de atrações possíveis, sendo o esqui a principal delas.
Para saber mais sobre as estações de esqui da Argentina, basta ler o nosso artigo sobre o que fazer durante o período de neve na Argentina. Os principais destinos nessa época do ano são Bariloche e outras cidades que apresentam atrações com a neve.
A experiência é única e muito bem incentivada pelo país, fazendo com que, geralmente, as estações possuam estruturas completas para receber turistas, com acomodações, banheiros, restaurantes, entre outros.
Casos seu objetivo seja conhecer a neve, conheça as cidades onde a neve mais se alastra, além de saber os melhores momentos para ir até o o país.
6. Melhor sorvete do mundo
Uma das principais curiosidades da Argentina é possuir o melhor sorvete de doce de leite do mundo, da empresa Freddo, de 1969. Os sorvetes são artesanais e de fabricação própria da marca.
O sorvete já fez com que ao país fosse reconhecido diversas vezes, e é possível de ser encontrado em todas as cidades que imaginar. Além disso, na capital, está concentrado o maior número de lojas do país.
Assim, apesar de não ser o motivo mais importante, é sempre interessante ter a experiência gastronômica de itens curiosos, como o sorvete de doce de leite.
7. Mendoza é um dos pontos turísticos para conhecer a Argentina
Para os amantes do vinho, Mendoza deve ser sempre um ponto turístico a ser conhecido, principalmente por ser conhecida como a cidade do vinho. A melhor vinícula do mundo, por exemplo, está na região, no Valle do Uco, eleita em 2019.
Chamada de Bodega Zuccardi, possui uma arquitetura diferente, com itens mais modernos e diferentes premiações para assegurar sua qualidade. Afinal, a vinícola está localizada nas Cordilheiras dos Andes, o que já mostra que visual não é problema por aqui.
Uma das principais razões para conhecer Mendoza é a facilidade de chegar até o local, já que é possível pegar voos diretos de Buenos Aires e de diversas outras capitais do mundo. Por isso, é quase certo de ter um trajeto amigável e o destino ser surpreendente.
Para quem não gosta de vinho, ainda assim vale a pena conhecer Mendoza, principalmente pensando nos pontos turísticos que o país consegue trazer e oferecer para turistas e visitantes.
8. Ushuaia
Conhecer a Argentina possibilita também conhecer a famosa cidade de Ushuaia, conhecida como o fim do mundo, por ser a cidade mais ao sul do planeta. De Ushuaia, você pode contratar passeios para conhecer a Antártica, de tão próxima que a cidade é da região.
Além disso, é uma das melhores cidades do mundo para quem busca atividades radicais, com a maior variedade possível. Entre elas, está o esqui, anualmente responsável por lotar a estação Cerro Castor, da cidade, com mais de 20 pistas para aproveitar a paisagem.
Em ushuaia, apesar de não ser simples a chegada, acaba sendo uma excelente opção para quem busca um turismo mais tranquilo e sem grandes multidões. Assim, é sempre interessante considerar.
9. É fácil o trajeto para conhecer a Argentina
Já citamos nesse artigo que, uma das razões para considerar conhecer a Argentina é a facilidade para chegar. Exemplificando, é possível chegar até o país vizinho saindo diretamente de várias capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, entre outros.
Outra possibilidade muito possível é a realização da viagem de carro, com uma das estradas mais bonitas do mundo e perfeita para quem curte uma aventura. Assim, além de ser fácil, acaba sendo mais econômico chegar lá do que em diversos países da própria América do sul.
A facilidade de se chegar acaba chamando muitas pessoas para o país, fazendo com que, em alta temporada, andar na cidade sem uma multidão seja bastante difícil. Por isso, o ideal é sempre optar por fazer suas reservas o quanto antes, assegurando suas posições.
O trajeto na Argentina não é fácil apenas para chegar, mas a própria locomoção no país é facilitada, com possibilidade de atravessar de norte a sul com mais facilidade do que se imagina.
É claro que o trajeto deve ser feito com cuidado, mas, para quem gosta da estrada, será feito com uma paisagem deslumbrante.
Para conhecer a Argentina, algumas das possibilidades estão listadas acima, e podem servir para ajudar na sua decisão de conhecer o país. Para saber mais sobre o que fazer na Argentina, basta acessar nosso artigo principal.