Buenos Aires é a capital de um dos países mais famosos e buscados no mundo, a Argentina. Por conta disso, é natural que se tenha uma alta procura de visitas, turismo e viagens até o local.
Mesmo assim, algumas atrações de Buenos Aires ainda são dadas como desconhecidas, principalmente pela falta de divulgação desses locais. Sabendo disso, no artigo de hoje vamos tratar sobre as principais atrações da cidade e como você pode aproveitar sua estadia no local!
Seja em bares, restaurantes, pontos históricos ou na vida noturna, Buenos Aires traz muitas opções e traz excelentes passeios, assim, vamos a eles.
Caso você queira saber mais sobre a Argentina como um todo, basta conferir nosso artigo completo sobre “o que fazer na Argentina”. Por lá, não apenas Buenos Aires, mas todas as cidades que de alguma forma possuem destaque no país.
Agora, vamos conhecer mais, especificamente, sobre a capital do país, Buenos Aires!
Principais atrações de Buenos Aires
De maneira geral, existem os chamados pontos obrigatórios, aqueles que você não pode deixar de ir ao visitar Buenos Aires. Afinal, é uma cidade histórica, que investe em seus prédios e suas construções mais antigas.
Com isso, você precisa ter no seu roteiro de viagem os seguintes pontos:
Plaza de Mayo
Ir para Buenos Aires e não passar pela Plaza de Mayo é o mesmo que não aproveitar de fato sua viagem. Afinal, estamos falando do centro da cidade, onde vários pontos turísticos estão localizados ao redor, além de, por si só, já carregar uma grande história.
A plaza de mayo é um símbolo histórico para o povo argentino, principalmente por ter sido o palco das grandes manifestações contra regimes totalitários. Essas manifestações ficaram conhecidas mundialmente, e até hoje a Plaza de Mayo é abordada em jornais e revistas para tratar do tema.
Catedral metropolitana de Buenos Aires
A Catedral metropolitana de Buenos Aires é um dos locais mais sagrados para os moradores da região. Isso se dá, principalmente, pela sua arquitetura histórica e a religião ser bastante presente no país.
Na sua arquitetura, são 12 colunas gigantes localizadas ainda na entrada, carregando o significado de representarem os 12 apóstolos religiosos. Com isso, é um templo muito visitado e muito conservado pelos moradores de Buenos Aires.
Outra curiosidade importante é que, ao lado, estão os restos mortais de San Martín, considerado um dos heróis da Argentina na história. Por isso, é um dos principais pontos turísticos para quem viaja pela cidade.
Casa Rosada
Localizada na chamada Plaza de Mayo, a casa rosada é nada menos que a sede da presidência do país. Ou seja, sede do poder executivo, e suas visitas precisam ser agendadas de maneira prévia, pois só podem ser realizadas com antecedência.
A casa rosada traz uma carga histórica muito forte, principalmente por ter apontado os pronunciamentos mais importantes da história do país diretamente das suas sacadas. Assim, é um prédio conhecido pelo povo e que vale muito a visita.
Plaza San Martín
Homenageando um dos heróis da Argentina, a Plaza San Martín é parada obrigatória para prestigiar um dos lugares mais bonitos de Buenos Aires. A praça se destaca pelo seu visual diferente de praças comuns, com muitos desníveis e diferentes estruturas.
Outra presença marcante fica a cargo das árvores diferentes e muito presentes no local, trazendo um ar de natureza muito buscado hoje em dia nas grandes cidades. Os campos limpos são devidamente aproveitados por famílias e amigos, principalmente com piqueniques.
Puerto Madero
Puerto madero não é um ponto único, mas um bairro completo na cidade, e é um dos construídos recentemente pela região. A principal atração no bairro é a quantidade de restaurantes presentes no local.
O bairro é bastante modernizado, com pontes, torres comerciais e reservas ecológicas completas. Com isso é um bom bairro para passar algumas boas horas durante sua visita.
Bares e restaurantes em Buenos Aires
A Argentina é um país muito conhecido no mundo inteiro pela sua culinária, principalmente nos grandes bares e restaurantes da cidade. Se esse for o seu tipo de passeio preferido, você está na cidade correta!
Seja qual for o estilo de bar e restaurante, Buenos Aires traz estabelecimentos mais cheios, vazios, com maior variedade de comidas ou bebidas. Na prática, uma boa procura gera ótimas opções.
Don Julio
O restaurante Don Julio já figurou entre os melhores da cidade por várias vezes, principalmente pelo preparo do seu prato principal, a carne argentina. O local, por sua vez, chama muita atenção e traz muitas lembranças de períodos históricos da cidade.
O prédio por si só é do século XIX, evidenciando os aspectos antigos do restaurante. No entanto, o mesmo passou por uma grande reforma, e hoje o restaurante é extremamente bem recomendado pela sua estrutura, além da comida muito bem avaliada.
Elena
O restaurante Elena é um dos mais conhecidos, requintados e modernos restaurantes de Buenos Aires, e ficara já há muitos anos na lista dos 50 melhores do país. Os pratos servidos possuem uma alta influência dos países europeus.
Um dos grandes destaques do Elena é sua sobremesa de doce de leite, um sorvete muito bem preparado e sempre aparece nos melhores pratos do local.
Mishiguene
Atingindo recentemente o top 20 dos restaurantes mais conhecidos e recomendados de Buenos Aires, o Mishiguene traz uma culinária mais abrangente, já que sua origem se divide entre duas culturas: argentina e judaica.
Essa junção de culturas é um ponto muito primordial para destacar o restaurante, além da história que o próprio chef do restaurante traz para o negócio. Os pratos são diferenciados, inspirados em histórias e vivências reais, para trazer ainda mais para perto os clientes que por lá passam.
San Telmo: Gibraltar Pub
San Telmo é um bairro muito conhecido de Buenos Aires, e uma das principais atrações do bairro é o Gibraltar Pub, localizado no centro da região. Quanto a sua origem, o Gibraltar é, em essência, inglês, e existe na mesma rua desde 1999.
O local está sempre cheio, então, para ir até lá, é importante saber os dias mais tranquilos ou ir com uma certa antecedência. Assim, você pode desfrutar de diversas cervejas, petiscos, além de produtos artesanais para venda no próprio local.
Recoleta: The Temple Bar
De origem irlandesa, o The Temple Bar é um pub do bairro Recoleta, dos mais tradicionais de Buenos Aires. Assim como o último bar citado, o The Temple é igualmente concorrido, sendo por muitas vezes difícil de conseguir um local para sentar se acomodar.
Além das variedades de comida e bebida, o Temple se destaca também pela sua decoração mais rústica, além de apresentar valores bem mais em conta do que tradicionais bares da região.
O que fazer a noite em Buenos Aires?
Curtir a noite em Buenos Aires é estar de frente a um mar de opções, principalmente pela variedade de estilos encontrados. Seja para quem é fã de uma noite tranquila até os amantes de bares e baladas na cidade.
Para curtir a vida noturna de Buenos Aires, as principais atrações são:
Bairro Palermo
Palermo é um bairro conhecido de Buenos Aires, sendo também o maior da cidade, e traz uma ida noturna bastante agitada, justificando sua ida durante a viagem. Em geral, você vai poder desfrutar de muitas festas, bares e baladas por lá.
O tamanho do bairro é tão surpreendente que, para conhecer tudo por lá, o ideal é passar mais do que um dia, para aproveitar todas as regiões. Além dos bares, o bairro também apresenta algumas praças bem estruturadas, perfeitas para sentar e jogar conversa fora.
Bares e baladas
Se você curte um bom mistério e boas surpresas, vai adorar a prática dos bares e baladas de Buenos Aires. Isso ocorre porque, na cidade, os bares são construídos com objetivo de ficarem completamente escondidos.
Tudo não passa de uma grande cultura e uma tradição vinda dos Estados Unidos, em uma época que a bebida era considerada ilegal. Buenos Aires trouxe essa cultura para o país, e os bares costumam ficar bem nas escondidas, sendo necessário investigar e procurar por eles para conseguir achar.
Puerto Madero
O bairro Puerto madero já apareceu anteriormente no decorrer do artigo, mas é válida uma nova menção, em razão do espetáculo de imagens que produz a noite para os visitantes. O nome do bairro, inclusive, faz alusão ao fato de estar na região portuária de Buenos Aires.
A principal razão para ser visitado a noite é a quantidade de bares e restaurantes que funcionam esse horário, sendo alguns dos mais recomendados e mais bem avaliados nas principais listas.
Por isso, se for possível, uma boa caminhada pela área a noite é primordial, com bares, estadias e uma vista de tirar o fôlego, ainda que dentro de uma cidade bem desenvolvida.
Buenos Aires é uma cidade completa, capaz de agradar todos os gostos, oferecer todas as opções de passeios possíveis e ainda encantar com uma paisagem muito bem construída. A cidade como um todo se divide em áreas naturais e bairros super desenvolvidos.
Por isso, a visita vale muito a pena, e pode reservar uns bons dias para a cidade, pois ela exige uma certa dedicação para ser totalmente explorada.