O que fazer na Argentina no verão

As estações do ano costumam sempre determinar os períodos de alta ou baixa temporada nos principais países quando o assunto é turismo. No nosso país vizinho não seria diferente, e sempre surge aquela dúvida de o que fazer na Argentina no verão.

Com um verão parecido com o do Brasil, mas atrações bem diferentes das nossas, a Argentina é um prato cheio para quem quer viajar para a região. Assim como qualquer outra viagem, tudo deve ser feito com bastante antecedência.

O primeiro passo para decidir se você realmente quer conhecer a Argentina no verão é conhecer suas atrações durante essa estação, principalmente quando falamos das cidades mais geladas do país.

Apesar de ter muita incidência de frio, neve e geleiras, o país consegue ser muito atrativo nas épocas mais quentes do ano também. Para saber mais sobre isso, no artigo de hoje, vamos conhecer melhor quais seriam essas melhores opções para conhecer a Argentina no verão e ter uma viagem dos sonhos.

Verão na Argentina

As temperaturas mais altas no país vizinho começam no mês de dezembro, logo próximo às festas de final de ano. Quanto aos números, costumam ficar em uma média de 25ºC, bem parecido com o que temos no Brasil.

Além da temperatura, o período do verão também é igual nos dois países, entre dezembro e fevereiro. Por conta disso, também é o período de alta temporada, principalmente por fugir um pouco das temperaturas mais frias do ano.

Ainda que o inverno apresente as melhores atrações e os pontos turísticos mais conhecidos do país, o verão acaba sendo a alta temporada simplesmente por ter temperaturas mais possíveis de serem suportadas pela grande maioria dos turistas.

Assim, para se programar, é preciso de um pouco de antecedência para acertar itens como hospedagem, passeios e até mesmo passagens aéreas. Mesmo assim, se for possível, não deixe de conhecer a Argentina no verão, principalmente com as dicas que vamos dar agora.

O que fazer na Argentina no verão

A Argentina não é muito conhecida por altas temperaturas, mas apresenta um clima muito agradável na estação do verão por lá. Em várias cidades, de fato, não existe uma estação totalmente definida como verão para os moradores.

No entanto, para turistas e visitantes, é possível conhecer algumas dessas cidades do país sem estar com muito frio ou com neve caindo por todos os lados. Para isso, basta uma boa pesquisa de quais são os melhores destinos da Argentina no verão.

Desde cidades tradicionalmente frias até cidades modernizadas como sua capital, a Argentina sempre costuma trazer boas opções de viagem. Então, vamos conhecer algumas das melhores opções sobre o que fazer na Argentina no verão.

Bariloche

Integrante da chamada “Patagônia Argentina”, Bariloche é uma das principais cidades para ser visitada durante o verão, para aproveitar a cidade e a natureza sem um frio intenso.

O verão é ainda mais movimentado por ser uma cidade bastante universitária, e o verão, tradicionalmente, é o momento das formaturas nas universidades. Assim, é comum encontrar muitas festas e baladas acontecendo por lá nessa época.

Com o ambiente mais aberto e o dia mais claro, os morros de Bariloche também se tornam mais passíveis de serem visitados e, principalmente, de ter as tradicionais fotos nas alturas dos mesmos.

Junto a isso, Bariloche ainda traz pratos tradicionais como o cordeiro, e você pode desfrutar dessa tradição na cidade. Em geral, a culinária Argentina é bastante forte na região, e é sempre uma boa indicação desfrutar da mesma.

El Calafate

Apesar de ser um lugar naturalmente frio pela existência de suas geleiras, El Calafate é um excelente lugar para se visitar no verão da Argentina. Na verdade, essa é a principal atração do local quando o tempo está mais aberto e quente.

Durante o verão, você pode desfrutar de um visual incrível da geleira Perito Moreno, que não é apenas bonita, mas carrega o marco de ser a maior reserva de água doce do planeta em caráter superficial.

No passeio, é possível acompanhar por exemplo a queda das geleiras, responsável por trazer um som ambiente muito característico. Além disso, há quem leve suas próprias bebidas para ingerir com o gelo mais natural que se pode imaginar.

Assim, é um lugar que reúne uma boa controvérsia de possuir geleiras, mas ser incrível de se visitar no verão.

Buenos Aires

Não tem como falar de Argentina sem falar de Buenos Aires, ainda que essa não seja a melhor época do ano para visitá-la. Na cidade, você pode curtir um clima ameno e grandes eventos que mostram um pouco da cultura do país.

Mesmo não possuindo praias, Buenos Aires ainda chama muitos turistas no verão para conhecer e aproveitar seus parques, espalhados pela cidade em quantidades razoáveis. Nesse caso, é uma ótima forma de passar o tempo com temperaturas mais elevadas.

Bairros como Puerto Madero são muito procurados, especialmente por apresentar uma alta quantidade de restaurantes, bares e baladas na região. Com isso, Buenos Aires é sempre uma boa opção para quem vai viajar para a Argentina no verão.

Mendoza

Mendoza é mundialmente conhecida como a capital do vinho, e é uma boa opção para você que pretende visitar a cidade em uma época mais vazia. Em geral, a cidade costuma ficar bem cheia em alguns meses do ano, e ir às vezes se torna inviável.

No verão, por não ser a estação mais cheia do local, acaba se tornando uma das melhores cidades para se visitar. Dessa forma, você pode optar por ir durante a Festa Nacional da Vendimia, ideal para os amantes do vinho.

A festa é considerada como a maior em termos de homenagem para a bebida em todo o mundo, fazendo com que a cidade fique bem movimentada. Além disso, outra grande atração de Mendoza durante o verão é a cordilheira.

Em geral, é uma cidade muito bem servida de atrações para turistas, principalmente para quem curte aventuras mais radicais. Por toda a cidade, são praticadas atividades esportivas e ao ar livre.

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu estão na lista das 7 maravilhas naturais do planeta e está presente em dois países: Brasil e Argentina. Do lado argentino, estão mais ou menos dois terços de toda a região, por isso, vale muito a pena conhecer o lado de lá.

Indo para o lado da Argentina, é possível conhecer, inclusive, a chamada Garganta do Diabo, com seus 80 metros de altura e uma das quedas d’águas mais bonitas do mundo.

O deslocamento até as Cataratas é o mais simples dentre todos os que citamos no artigo de hoje, por isso, acaba sendo sempre uma das melhores opções. Por isso, deve sempre ser considerado no seu roteiro pela Argentina no verão!

Ushuaia

Mais uma cidade que é predominantemente fria, mas no verão costuma ser também uma das melhores atrações da Argentina. Nesse caso, estamos falando de Ushuaia.

A cidade é mundialmente conhecida por ter o dia mais longo do ano, no dia 21 de Dezembro, onde o dia começa às 4h30 e só termina por volta das 22h. Com isso, é um dia muito celebrado e costuma ter festas durante toda a noite.

Sendo bastante simples quando comparamos aos demais destinos citados, Ushuaia pode ser o destino perfeito para quem busca um local mais tranquilo para viajar na Argentina no verão. Assim, bastam algumas pesquisas e você consegue encontrar ingressos e entradas para as principais atrações da cidade.

Córdoba

Córdoba é uma das principais cidades da Argentina, e no verão, apresenta uma temperatura bastante agradável para os turistas. Assim, você pode desfrutar de um bom passeio no interior ou nas serras tradicionais na região.

Algumas das regiões dos arredores contam com diversas pousadas e lagoas, excelentes para um bom passeio durante o verão. Além disso, apesar de ter cidades bem cheias como Rio Cuarto e Cosquin, Córdoba ainda é uma opção mais tranquila, para passeios mais calmos e silenciosos.

Sabendo procurar bem, você encontra boas pousadas com boas opções de lazer em lugares próximos, deixando sua estadia ainda melhor. Para ter um bom tempo em Córdoba, você só vai precisar conhecer e saber as melhores opções, já que, em geral, a região por si só já vale uma boa visita.

Vale a pena ir para a Argentina no verão?

Como já citamos anteriormente, a Argentina é um país com temperaturas mais baixas em vários dos seus pontos turísticos. No entanto, não podemos simplesmente destacar o verão no país, muito pelo contrário.

Na Argentina, aproveitar o verão é muito possível e, na maioria das vezes, se torna até mais fácil pela diminuição na quantidade de turistas nas cidades mais conhecidas. Além disso, até mesmo nas cidades mais frias você pode encontrar excelentes opções de hospedagem e passeios.

O país é muito extenso, e é difícil presumir que apenas o inverno é capaz de oferecer boas atrações por lá. Por isso, conhecer melhor essas cidades aptas no verão pode ampliar e muito seu campo de visão e suas escolhas para ter a melhor viagem possível.

Caso queira saber mais sobre a Argentina como um todo e dicas de viagem primordiais para ter boas memórias, basta acessar nosso artigo de “O que fazer na Argentina”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top